Qualquer cidadão americano na região é agora um alvo, diz TV iraniana em comunicado

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Declaração da emissora estatal ocorre após ataque dos EUA a instalações nucleares iranianas, que intensificou as tensões na região do Oriente Médio.

Um comentarista da televisão estatal iraniana afirmou que, após o recente ataque dos Estados Unidos contra instalações nucleares do Irã, “todo cidadão americano ou militar na região é agora um alvo legítimo”.

A TV estatal também exibiu um gráfico intitulado “Dentro do alcance de fogo do Irã”, mostrando bases dos EUA destacadas em todo o Oriente Médio.

Divulgação

O comentarista também deixou um recado ao presidente americano: “Trump, você começou. Nós vamos terminar.”

Neste sábado (21), os EUA atacaram três instalações nucleares iranianas, incluindo Fordow, Natanz e Esfahan. O Irã confirmou os ataques.

A operação americana acontece após uma semana de combates aéreos entre Israel e Irã.

Israel havia anunciado uma ofensiva para destruir alvos nucleares iranianos, e o Irã retaliou com mísseis contra cidades como Tel Aviv, Haifa e Jerusalém.

Trump usou suas redes sociais para afirmar: “Concluímos com muito sucesso nosso ataque aos três locais nucleares no Irã, incluindo Fordow, Natanz e Esfahan”.

“Parabéns aos nossos grandes guerreiros americanos. Não há outro exército no mundo que pudesse ter feito isso. Agora é a hora de paz”, completou.

Trump disse ainda que “Fordow se foi”, explicando que uma carga completa de bombas foi lançada sobre o local.

Fordow é considerada a principal instalação nuclear localizada ao sul de Teerã, no Irã.

Considerada a instalação nuclear mais fortificada do Irã, foi construída estrategicamente dentro de uma montanha para protegê-la de ataques aéreos de adversários.

Segundo a agência Reuters, os EUA utilizaram aviões B-2 Spirit, capazes de transportar bombas de grande porte, para o ataque.

O bombardeio em Fordow envolveu seis bombas para destruir bunkers, enquanto as outras instalações foram atacadas com cerca de 30 mísseis Tomahawk, segundo a Fox News.

Trump garantiu que as aeronaves já deixaram o espaço aéreo iraniano e retornavam em segurança.

Para ele, “esse é um momento histórico para os Estados Unidos, Israel e o mundo” e “o Irã agora deve concordar em acabar com esta guerra”.

O Irã tem enriquecido urânio na planta nuclear subterrânea de Fordow — Foto: Planet Labs Inc. via AP/picture alliance
O Irã tem enriquecido urânio na planta nuclear subterrânea de Fordow — Foto: Planet Labs Inc. via AP/picture alliance

Impacto da entrada dos EUA no conflito

Trump já tinha indicado que os EUA, que apoiam Israel, poderiam se envolver diretamente no conflito. Em fevereiro, ele retomou a política de “pressão máxima” contra o Irã para forçar negociações sobre armas nucleares.

Na terça-feria (17), Trump afirmou que “já tinha o controle do céu do Irã” e revelou saber onde o líder iraniano Ali Khamenei estaria, dizendo que não o mataria “por enquanto”, mas que sua paciência estava acabando.

Na quinta-feira (19), ele disse que deve decidir em até duas semanas sobre a entrada dos EUA no conflito entre Israel e Irã.

Especialistas consultados pelo g1 na quarta-feira (18) afirmam que a participação americana pode expor as fragilidades internas do Irã.

Priscila Caneparo, doutora em Direito Internacional, destacou que os EUA são os únicos capazes, no cenário mundial, de neutralizar o programa nuclear iraniano, devido ao seu poderio, diferentemente de Israel.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Floriano Pro Race incentiva juventude com esporte e inclusão social

A competição é voltada para a modalidade maratona (XCM) de Mountain Bike. A cidade de Floriano será novamente palco de...

Piauí pode ter aumento de até 5°C nas temperaturas em agosto e setembro

Previsão da Defesa Civil aponta a possibilidade de se repetir em 2025 o que ocorreu no B-R-O-Bró de 2023,...

Prefeitura de Guadalupe leva cerca de 80 idosos do CCI para dia de lazer no Sítio Salmento, em Floriano

Por Gleison Fernandes. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, proporcionou nesta sexta-feira, 18 de...

Polícia apreende plantação com 130 mil pés de maconha em área de cinco hectares em Cristino Castro

Agentes da Polícia Civil e da Polícia Militar do Piauí localizaram, nesta sexta-feira (18/07), uma plantação de maconha com...
spot_img

Cruzeta e CFC disputam final da Taça Guadalupe neste domingo, às 16h, no Estádio Júlio César

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A decisão da Taça Guadalupe de Futebol Amador 2025 será disputada neste domingo,...

Justiça obriga Humana Saúde a manter tratamento para autistas no Piauí e impõe multa milionária

Pais de pacientes com transtornos do desenvolvimento denunciaram que a operadora obrigou a transferência dos filhos para centros próprios...
spot_img

Posts Recomendados