G20: Wellington Dias defende financiamento de países ricos para o combate à fome no mundo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A reunião aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Piauí.

A capital Teresina (PI) sediou, na segunda-feira (20), o G20 Social para discutir as políticas de combate à fome e levar as contribuições da sociedade civil aos líderes mundiais que compõem o grupo. A reunião aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Piauí (FIEPI), zona Sul da cidade.

Ministro Wellington Dias (Foto: Roberta Aline/ MDS)

O evento antecede a 3ª reunião da Força-tarefa para construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza no âmbito do G20, que acontece em Teresina, entre 22 e 24 de maio.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, abriu a reunião da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan).

Conforme o ministro, as estratégias para a garantia de políticas públicas de igualdade social no mundo perpassam pelo financiamento das nações ricas. A proposição será apresentada no encontro final do G20, que acontece em novembro, no Rio de Janeiro.

“O que se deseja é que os países desenvolvidos, mais ricos, possam se associar e dar as mãos aos países mais pobres, com conhecimento, com recursos não reembolsáveis, para alcançar esse resultado”, afirmou.

Durante o encontro, os ministérios que integram a Caisan – como Agricultura, Saúde e Pecuária, por exemplo – apresentaram suas contribuições para a composição da cesta de políticas da Aliança Global.

A expectativa é das iniciativas exitosas contra a insegurança alimentar e a miséria possam ser adaptadas aos contextos nacionais e implementadas pelos países membros.

NAÇÕES ALIADAS

O Piauí deve receber representantes de pelo menos 50 países, que desembarcam na terça-feira (21), na capital. A meta é buscar alternativas para amenizar o drama de 735 milhões de pessoas no mundo, em situação de insegurança alimentar.

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), afirmou que o estado apresentou dados positivos em relação às políticas sociais implementadas para dirimir as desigualdades.

“O Piauí, ao longo dos últimos 20 anos, conseguiu dar grandes passos na redução das desigualdades e na erradicação das desigualdades. Essa é uma oportunidade de discutir, tecnicamente, com as delegações do mundo inteiro para discutir esses assuntos”, pontuou.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Eleições municipais em Guadalupe trarão novos rostos para a Câmara Municipal em 2025

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. As eleições municipais de 2024 em Guadalupe prometem trazer grandes mudanças para o...

STF publica acordo que descriminaliza porte de até 40g de maconha

Acordo histórico descriminaliza porte para uso pessoal; decisão foi tomada em junho e transforma o porte de maconha em...

Aberta consulta pública para concessão do Estádio Albertão

A concessão terá prazo de 35 anos e visa transformar o estádio em uma arena multiuso. A consulta pública para...

Lei Seca no Piauí: venda de bebidas alcoólicas será proibida 14h antes do início da votação

Lei proíbe a venda e o consumo de bebidas alcoólicas a partir das 18h do sábado (05), um dia...
spot_img

Partidos intensificam pesquisas na reta final de campanha no Piauí para avaliar desempenho de candidatos

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Com a aproximação do dia da votação, os partidos políticos no Piauí intensificam...

Batista Lima é atração dos festejos de Barra do Lance, zona rural de Jerumenha, neste sábado, 28 de setembro

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A programação cultural promete agitar o final de semana no povoado Barra do...
spot_img

Posts Recomendados